O Mestrado em Desenvolvimento Humano (MDH) foi aprovado pelo MEC/CAPES no ano de 2009, tendo iniciado sua primeira turma em março de 2010.

O desenvolvimento humano é o objetivo de pesquisa e de estudo do mestrado em Desenvolvimento Humano. O curso mostra a perspectiva de que o homem é um ser ativo em suas relações em diferentes ambientes, como a família, o trabalho, a escola e a comunidade. O ser humano participa das inter-relações em diversos lugares e também pode influenciar o contexto imediato de ambientes nos quais não está presente ativa e diretamente. Os ambientes estão imersos no macrossistema, que corresponde aos padrões globais de ideologias, de crenças, de formas de governo e de culturas presentes no cotidiano das pessoas.

O curso conta com um corpo docente formado por doutores, com experiência em docência, em orientação acadêmica e com publicações significativas na área. Os professores são envolvidos em projetos de pesquisa com financiamento externo de agências de fomento.

OBJETIVOS
Formar pesquisadores, gerar conhecimentos a partir de um olhar interdisciplinar e analisar a construção das identidades individual, social e profissional. Investigar e refletir sobre os ambientes de formação, suas formas e seus contextos e apontar as contribuições para o desenvolvimento humano. Incentivar a interlocução e o intercâmbio com programas de pós-graduação e com equipes de pesquisa nacionais e internacionais, que enfatizem a América Latina.

ATUAÇÃO
Os profissionais podem seguir a carreira acadêmica, em universidades ou em institutos de pesquisas, além de atuarem como docentes em instituições educacionais públicas, privadas e do terceiro setor. Os trabalhos em políticas sociais permitem a elaboração de diagnóstico e de planejamento de políticas no setor público e privado.

Coordenação: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala

Coordenação Adjunta: Prof. Dr. André Luiz da Silva